Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Perfil do Egresso
Início do conteúdo da página

Perfil do Egresso

O Engenheiro de Materiais é um profissional de formação inter e multidisciplinar, com visão sistêmica, que atua na gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso de todas as classes de materiais.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, nos auxiliam a construir o perfil do egresso desejado, baseado especialmente no trecho abaixo:

Art. 3° O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

No que tange ainda ao perfil de egresso, este deve saber identificar as necessidades da sociedade e propor soluções e inovações. Seleciona, caracteriza e especifica materiais, bem como pesquisa e desenvolve novos materiais e novos usos industriais para os materiais existentes através da análise, experimentação, ensaio, coleta de dados, estudo, planejamento, avaliação de desempenho, projeto e especificação. Faz o estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental da utilização e produção de materiais, prestando assistência, assessoria e consultoria, e elaborando orçamentos e procedimentos de padronização, mensuração e controle de qualidade.

O egresso do Curso de Engenharia de Materiais deverá apresentar competência para a concepção, projeto, desenvolvimento, implementação, gestão, operação e manutenção de processos de obtenção, transformação e produção de materiais, na forma 17 de produtos primários, semiacabados ou acabados. Na execução de suas atividades o profissional deverá:

Utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico;

Demonstrar compreensão integrada e visão sistêmica e estratégica da Engenharia de Materiais, bem como de suas relações com as demais áreas técnico-científicas e o meio ambiente;

Criar alternativas e resolver problemas e desafios;

Planejar e ordenar atividades e metas, tomar decisões identificando e dimensionando riscos;

Coordenar o trabalho de equipes. Desta forma, o perfil do profissional está fundamentado nos seguintes pontos:

Sólida formação técnico-científica, com capacidade de aplicar e desenvolver o conhecimento já existente da Engenharia de Materiais, visando o desenvolvimento econômico e social;

Visão ética, política e social das atividades profissionais;

Consciência da necessidade de estar atualizado com o estado da arte, da Ciência e da Engenharia de Materiais. Tomando por base os princípios e as finalidades da Unifesspa – apontados em seu Estatuto, na Resolução n.º 17/2015 – CONSUN/Unifesspa, de 29 de outubro de 2015, espera-se que o egresso do Curso Engenharia de Materiais da Unifesspa apresente empenho profissional em termos de atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, especialmente os problemas relacionados à investigação científica e tecnológica na região Amazônica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página