Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratório de Análises Térmicas
Início do conteúdo da página

Laboratório de Análise Térmica

          O Laboratório de Análise Térmica (LAT) é um laboratório multidisciplinar que visa atender como prioridade todos os cursos da Unifesspa que possuam componentes curriculares que possam ser atendidas por ele, além de atender a FEMAT. É utilizado, principalmente, para desenvolver pesquisas e projetos de extensão. Fica localizado no Bloco 4 da unidade II da Unifesspa/Marabá com uma área física de 19,6 m2, uma bancada de mármore onde se encontra o equipamento DTG/60H, uma bancada lateral de alvenaria (medindo aproximadamente 4m) com armários embutidos e duas pias.

         Todos os equipamentos instalados neste laboratório são utilizados apenas na presença do técnico de laboratório ou por pessoas autorizadas, pois se tratam de equipamentos sensíveis e de alto custo de manutenção. Geralmente, os usuários preparam suas amostras ou análises em um outro laboratório (LMC ou Metalografia) como: tratamento térmico, choque térmico, embutimento a frio ou quente, peneiramento, etc.

         Atividades desenvolvidas no laboratório: análise termogravimétrica e termo diferencial de amostras; análise dos dados no software do equipamento; medição não destrutiva de módulo de elasticidade e do amortecimento de amostras; polimento de amostras de células a combustível; corte de amostras com disco diamantado; densidade de materiais pelo método de Arquimedes; lixamento manual de amostras; secagem de amostras; preparação de soluções; suporte no tratamento das amostras a serem analisadas (tratamento térmico, choque térmico, embutimento, densidade pelo método de Arquimedes, etc.).

     É coordenado pela técnica de laboratório Dra. Tatiani Silva e está em funcionamento de segunda a sexta-feira de 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 18:00h.

        Os usuários podem solicitar análises por agendamento ou mesmo, agendar a utilização de algum dos equipamentos através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf0hHn_LA80LQDhYmP0sdFVPCNkx17G8PRh5osycSTzScgFLg/viewform?usp=sf_link

Fim do conteúdo da página