Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Equipe de Aero Design
Início do conteúdo da página

Equipe de Aero Design

IMG 8814

O projeto SAE AeroDesign e um desafio lançado aos estudantes de Engenharia com o objetivo principal de proporcionar o compartilhamento de técnicas e conhecimentos na área aeronáutica entre os estudantes de diversos cursos e os profissionais da área de mobilidade, através da pratica e competição entre equipes. Os alunos, ao participarem do projeto, se vêem de frente a uma situação real onde poderão aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de um projeto aeronáutico, que envolve as fases de concepção, construção, testes e voo.

A competição é dividida em alguma categorias, cada uma com suas características de avaliação. A categoria regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Aberta e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes. Durante a competição ocorrem avaliações e classificação das equipes, realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos mesmos.

 

aero3

Com o intuito de participar desta competição, assim como mostrar a capacidade dos engenheiros que estão sendo preparados no Norte do País, a Universidade Federal do Pará - Campus Marabá organizou uma equipe para participar da competição. A equipe “Águia de Marabá” é orientada por professores do colegiado do curso de Engenharia de Materiais que selecionam alunos dos cursos de engenharia do Campus  Marabá para desenvolver o projeto que participa na classe Regular da competição, que ocorre na cidade de São Jose dos Campos em São Paulo, todos anos.

O objetivo principal do desenvolvimento do projeto é construir e testar um aeromodelo a rádio com capacidade de carregar a maior carga útil e eficiência estrutural, o qual deve se encaixar ao regulamento da SAE Brasil Design, fazendo uso de inovações de mecanismos e materiais para confecção da aeronave.


Todo o desenvolvimento desse projeto, assim como execução e participação na competição tem como valor principal agregar na vida do estudante de engenharia uma maior oportunidade de contato com profissionais de diversos ramos, permitindo assim a obtenção de experiência e maturidade, além de abrir a mente do aluno para novas oportunidades e o intercambio entre diferentes culturas e conhecimentos.

 

INTEGRANTES DA EQUIPE ÁGUIA DE MARABÁ (2013):

João Henrique Assunção (Capitão da equipe) - Femat 2011

Yann Vidal - Femat 2011

Adielson Rafael Marinho - Femat 2011

Leonardo Vilarinho - Femat 2011

Torben Ulisses - Femat 2011

Jhon Kennedy - Femat 2011

Pedro Henrique - Femat 2011

Naira Cavalcanti - Femat 2011

Pryscila Albuquerque - Femat 2011

Marco Chaves - Femat 2012

João Lucas - Femma 2010

Eduarda Santos - Femma 2011

Fim do conteúdo da página