Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Uncategorised > VII Semana de Engenharia de Materiais
Início do conteúdo da página

VII Semana de Engenharia de Materiais

A VII Semana de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, é uma iniciativa da Faculdade de Engenharia de Materiais (FEMAT), estando hoje com a coordenação compartilhada entre o colegiado da FEMAT e Centro Acadêmico da Engenharia de Materiais – CAEMAT. A semana visa aproximar os estudantes, a universidade e o mercado, oferecendo aos mesmos, a oportunidade de trocar experiências com profissionais atuantes na área de Engenharia de Materiais, ainda tem como intuito principal, através de palestras, minicursos, apresentações orais propiciar maior perspectiva da importância que a Engenharia de Materiais tem sobre a comunidade estudantil e profissional

 

F1

 

          Este ano de 2018 a VII SEMAT contou na sua mesa de abertura com a presença do pró-reitor de graduação, Prof. Dr. Elias Fagury Neto, representando o Magnífico Reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, Eng. Gustavo Bastos, Gerente Executivo do corredor Norteda Vale, representando o setor industrial, Prof. Dr. Márcio Corrêa de Carvalho, Diretor da Faculdade de Engenharia de Materiais, Prof. Dr. Sílvio Alex Pereira da Mota, representando a comissão organizadora do evento, a Disc. Deyrlanne de Freitas Alchaar representando o Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais. Os palestrantes ressaltaram não só a tradição do evento, que este ano esteve em sua sétima edição, bem como a relevância do evento para a comunidade acadêmica e setor industrial. O tema da VII SEMAT foi “A Engenharia de Materiais na Fronteira da Tecnologia”.

 

F2

 

          Após a mesa de abertura ser desfeita, o Eng. Gustavo Bastos, Gerente Executivo do corredor Norte da Vale minstrou a palestra intitulada: “Processos metalúrgicos na indústria mineral”, onde destacou a importância de várias habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso de Engenharia de Materiais que impactam a indústria mineral, como Desgaste de Materiais, Soldagem, Simulação Computacional, Indústria 4.0, Aproveitamento de Resíduos, Inteligência Artificial, entre outros.

          Foram realizados diversos minicursos com destaque para o minicurso do Dr. Gustavo Pessin, pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV-Vale), intitulado: Inteligência artificial aplicada em classificação de materiais e métodos de previsão. “O minicurso de Inteligência artificial foi excelente e os conhecimento adquiridos contribuirão muito para minha vida profissional ao longo e após o término do curso”, comemora discente do oitavo período do curso de Engenharia de Materiais Mateus Loiola.

          A VII SEMAT contou também este ano com palestrantes de renome nacional, como o prof. Dr. Cassius Ruchert da EEL-USP, especialista na área de Mecânica da Fratura e Fadiga e prof. Dr. Tomaz IshiKawa da UFSCAR especialista em Materiais para Geração de Energia Através de Hidrogênio. A Vale ainda contribuiu com as palestras na área de Simulação Computacional, ministrada pelo Eng. Thiago Frank, na área de Análise de Falhas Ferroviárias, ministrada pelo Eng. Eric Pretti, na área de Desgaste, ministrada pela Enga. Cíntia Regattieri e na área de RH, ministrada pelas Psi. Marília Otero e Psi. Rita Marques. Houveram ainda palestras ministradas por palestrantes locais da Unifesspa, com destaque para a palestra ministrada pelo prof. Me. Márcio Paulo Araújo Mafra, na área de Compósitos Reforçados com Fibras Vegetais da Região Amazônica.

          Ocorreram ainda duas mesas redondas uma com o tema: “A Engenharia de Materiais na Fronteira da Tecnologia” liderada pelo diretor adjunto do IGE, prof. Dr. Adriano Rabelo e a outra com o tema: “Equilíbrio entre Vida Pessoal, Trabalho e Universidade” liderada pelo Eng. Neiclésio Ibiapina da Sinobrás e egresso da FEMAT.

 

F3

 

          Ao final do evento foram realizadas premiações para os melhores trabalhos acadêmicos apresentados, com destaque para o melhor trabalho na área de metais da discente Lívia Maria Fernandes(Estagiária Vale), sob orientação do prof. Dr. Márcio Corrêa de Carvalho.

 

Fim do conteúdo da página