Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FEMAT TEM MAIOR CARAVANA E MELHOR TRABALHO DE ALUNO EM CONGRESSO DE CERÂMICAS

FEMAT TEM MAIOR CARAVANA E MELHOR TRABALHO DE ALUNO EM CONGRESSO DE CERÂMICAS

Aconteceu de 19 a 22 de maio, em Natal-RN, o 57° Congresso Brasileiro de Cerâmica - CBC, evento dos mais aguardados pelo setor cerâmico, tanto para profissionais, quanto para alunos. Por isso, a Faculdade de Engenharia de Materiais de Marabá, em um esforço conjunto com o Centro Acadêmico do curso, disponibilizou o ônibus da UFPA/Belém para que cerca de 40 alunos pudessem representar a faculdade em solo potiguar. Após dias de estrada e quase 2 mil quilômetros percorridos, os persistentes alunos se juntaram aos demais que viajaram por outros meios, totalizando uma caravana de quase 50 discentes que participariam do congresso, dentre os quais muitos com apresentação de trabalho confirmada.

saida cbcCom a organização da Metallum e apoio da UFRN, o CBC é tido como o principal evento anual da ABC – Associação Brasileira de Cerâmica, contando com a presença de renomados nomes no que se refere a essa área dos materiais, bem como a participação de indústrias cerâmicas e empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos para as mais diversas aplicações, que vão desde a análise estrutural (como o difratômetro de raios-X), até equipamentos para ensaios de resistência mecânica.

Alguns professores da Femat estiveram presentes no congresso e apresentaram trabalhos próprios ou de alunos que não puderam comparecer. Os professores Abel e Edemarino expuseram trabalhos de autoria própria. A professora Rosane Oliveira esteve representado alunos, e o professor Márcio Mafra também participou do evento. Contudo, a Femat/Marabá se destacou mesmo por, além de ter levado a maior caravana do evento, ter vencido umas das 5 categorias de premiações individuais de trabalhos, tendo a apresentação da discente Letícia Nascimento (turma 2009) convencido os jurados de que seu tema, "Síntese de Zeólitas a partir do rejeito gibbsítico/caulinítico do beneficiamento de bauxita de Paragominas-PA”,foi o melhor na modalidade 'Aluno de Graduação'. Uma grande conquista, que foi muito comemorada no encerramento do congresso, com auditório lotado e onde a caravana reteve boa parte das atenções e elogios no discusso final da coordenação do evento.

Para a aluna Pryscila Albuquerque, da turma de 2011 e presidente do Centro Acadêmico de Materiais, o Congresso Brasileiro de Cerâmica foi um evento muito proveitoso, pois foi o primeiro evento especifico de uma das 3 grandes áreas de estudo do curso (metais, polímeros e cerâmicas) que ela participou. “Com isso, nós alunos, podemos aprofundar mais nosso conhecimento e ver um pouco na prática o que nos têm sido passado em sala de aula, principalmente a partir desse semestre, onde o curso começou a dar mais ênfase aos materiais e suas divisões”, finalizou a discente.

Clique aqui e confira no Facebook algumas fotos dos alunos da FEMAT no 57º CBC.

registrado em: